Relações entre Pessoas nem sempre são fáceis, pois contém opiniões que que podem não estar consenso pelos interesses pessoais dentre outros fatores que acabam influenciando para uma convivência não harmoniosa. A situação se torna ainda mais difícil quando envolve hierarquia, em que pessoas devem se subordinar a um Gestor não preparado para exercer seu Cargo e Responsabilidades.
Em Condomínios, as Relações Humanas estão longe de ser um “Mar de Rosas” e em muitos casos, o relacionamento entre funcionários e moradores acaba atrapalhando a Qualidade de Vida e o bom convívio dentro do Ambiente Condominal.
É preciso entender que um Condomínio é uma grande Organização Social e Humana, exigindo que regras sejam estabelecidas e cumpridas, para que haja um bom relacionamento respeitoso com entendimento claro sobre Papeis e Responsabilidades, bem como Atribuições, Direitos e Deveres.
Canal de Comunicação e Acessibilidade
O Síndico tem papel fundamental em manter um bom Canal de Relacionamento entre Condôminos e Moradores, geralmente as Administradoras mantém um espaço em seus Websites para esta comunicação. O Sindico deve através da Legislação e Regulamento Interno (RI), a seguir as regras, para que estas sejam respeitadas e cumpridas, tanto por funcionários quanto pelos Condôminos.
É função do Síndico estabelecer um relacionamento e atitude Comportamental de Excelência para o Bom Clima Condominal, como por exemplo, no caso de queixa, o Síndico deve ser o primeiro a ser notificado e assim poder tomar as providências cabíveis e imediatas em relação a todos os envolvidos.
O mais comum em Condomínios é ao mínimo se ter um Livro de ocorrências, para sugestões, reclamações e pontos de atenção inerentes a Gestão do Condomínio e seus Condôminos. É importante considerar que as reclamações de moradores não sejam feitas diretamente aos funcionários, uma vez que pode implicar em situações de Assédio Moral ou mesmo chegar a uma ação na Justiça, podendo penalizar o Condomínio, se este for condenado.
Relações Humanas e Liderança
Em sendo o Síndico a pessoa é responsável por manter um ambiente com um bom relacionamento, cabe a ela delegar tarefas aos funcionários e a conscientizar os moradores de que estes são Empregados prestadores de serviços para o condomínio, desautorizando qualquer tipo de pedido de prestação de serviço, que venha a beneficiar domicílios em particular. O mesmo ocorre no tratamento com os funcionários, ou seja, um colaborador é prestador de serviços para o condomínio e não para o Síndico.
Síndico, Condôminos e Colaboradores precisam manter uma relação saudável, uma vez que o bom relacionamento, influencia no andamento da rotina condominial, assim como, estimula os moradores a valorizar o patrimônio e a respeitar as regulamentações e hierarquia dentro do ambiente de moradia, preservando principalmente sua Segurança e de sua família.
Manter as Obrigações Trabalhistas em dia
Para quem trabalha dentro de Condomínios, manter uma boa convivência com moradores e colaboradores, é uma das motivações para realizar as atividades de forma eficiente dentro do ambiente de trabalho e a manter também, um convívio agradável com todos, contudo, quando as obrigações tributárias e trabalhistas não são cumpridas, o funcionário se sente desmotivado, desvalorizado e passa a não desempenhar suas funções como deveria.
Neste caso, cabe ao Síndico manter em dia todas as Obrigações Trabalhistas pelas quais o Condomínio é responsável. Muito além de cumprir a Lei, Síndico e Condôminos não poderão cobrar comprometimento e dedicação dos funcionários, se o próprio Condomínio não mantém as responsabilidades trabalhistas em dia.
O Síndico, dentro de suas atribuições e limites, deverá reforçar o papel e a importância dos funcionários na excelência do Condomínio, bem como o respeito que deve haver em relação a moradores e colaboradores.
Gestão Ética e Transparente
Embora o Síndico seja o Responsável Legal pelo Condomínio, é fundamental que suas Ações, Decisões e Administração (Financeira principalmente), sejam transparentes, submetidas a apreciação do Conselho do Condomínio e também seguir as decisões estabelecidas em Assembleias dos Proprietários, evitando desta forma, dúvidas nas Ações Operacionais, no Planejamento e Orçamentos e na Gestão Condominal a qual muitos Condomínios ainda necessitam se aprimorar e se Profissionalizar.
Se você necessita de Gestão Ética e Profissional em seu Condomínio, não este em nos contatar !