OJM Consultoria
RH & Gestão

O TRABALHO PADRONIZADO NA VISÃO ORIENTAL  "KURO-OBI" 


O Trabalho Padrão pode ser aplicado seguindo-se a filosofia das Artes Marciais em seu aprendizado como o Caminho, as Repetições de movimentos, a preparação do Corpo, o Controle Emocional e a Disciplina que cobre todas as etapas do Processo de Prática e Aprendizado do Karate-do, sendo elas :


1. RESPEITO:  Significa cumprimentar com humildade o “SENSEI” e também os colegas praticantes (Kohais), seguindo-se seus  ensinamentos e orientações.


2. AQUECIMENTO:  É aplicado no início do treinamento, sendo necessário aquecer o Corpo com Exercícios específicos de alongamentos, antes de entrar na próxima etapa que é praticar os movimentos da Arte Marcial acostumando o corpo a suportar os movimentos de força e repetições de posição (dachi), exigidos no aprendizado.


3. KIHON: São os Movimentos Básicos de posições para se acostumar o corpo à movimentos de Ataques e Defesas;  Socos (tsukis), Chutes (geris) e defesas (ukes) em posições específicas (dachis), mediante o estilo praticado. No caso do Goju-Ryu, “Sanchin”, “Zenkutsu”, “Kokutsu” "Shikodachi" e Neko-achi, com ataques e defesas na altura da Cabeça, Corpo e partes baixas, variando-se posições e fazendo-se combinações para se acostumar a pratica da Defesa Pessoal. KIHON significa "o essencial", aquilo que sustenta a Arte Marcial e  deve ser praticado em cada Treinamento com Disciplina Padrão.


4. KATAS:  São os movimentos de luta simulada, com ataques e defesas, cujo objetivo é moldar o estilo da luta com controle, velocidade  e Segurança adequada.


5. RENSOKU-YAKUSOKU:  São os ataques e defesas combinadas para luta, aplicando-se em linha Frontal, Lateral ou Diagonal, para que a percepção do Karateca seja estimulada, fazendo com que ele se acostume a aplicar seu conhecimento (Bunkai).


6. KAKOMI KUMITE:  É a aplicação do Kata básico em sua integra (nas quatro direções do corpo), aplicando-se e exercitando-se as defesas e ataques em grupo. Aqui o corpo já precisa estar preparado para suportar impactos nos braços,  pernas e quadril.

7. KUMITE É a aplicação dos conhecimentos em Luta, significa o uso das Mãos, podendo ser na modalidade "Shiai" (esporte com regras) ou "Jyu" (tradicional Livre), neste caso no entanto,  perigosa se não tiver controle.


Naturalmente o “SENSEI “ tem que controlar a intensidade e Senioridade de seus Alunos, que são necessárias para se evitar Violência ou Excessos, evitando-se desta forma, Contusões, Animosidades e principalmente a Falta de Controle Emocional e o Desrespeito ao Próximo, no Dojo ou fora dele, devendo-se seguir sempre as seguinte regras:  1) Respeito Mútuo  2) Karatê é para Defesa Pessoal; "não agredir e não se deixar ser agredido"  3) Karatê se aprende com Disciplina na busca da Senioridade, 4) Praticar o Karatê sempre com essas regras em mente.   


A prática da Filosofia da Arte Marcial, elimina o Stress, melhora o Controle Emocional, aprimora a Disciplina e principalmente faz com que seus praticantes, tenham Simplicidade e Respeito com tudo e com todos;  isto leva a Excelência para uma Vida Melhor ! 

Share by: